10 de ago. de 2013

A História do Kaftan, uma túnica tradicional


O Kaftan ou Caftan, é uma túnica muito tradicional em Marrocos e usada em vários países de África, Ásia e Oriente Médio. A túnica, com mangas largas, teve origem na Pérsia antiga e manteve-se até aos dias de hoje.

Curiosamente, conta a história que os Kaftans usados pelos sultões otomanos eram decorados com pormenores, que indicavam a sua classe social. Em Marrocos são usados só por mulheres. Associado à cultura islâmica, inicialmente eram as vestes de membros do poder judicial, mas depois a moda foi aderida por outras áreas e classes da sociedade.

O Caftan com mangas compridas ou curtas, mas sempre largas, pode ser feito em vários tipos de tecido e seu comprimento variar entre o curto e o longo.

Kaftan longo, Coleção Inverno 2013 THAISARTE

Kaftan curto, Coleção Inverno 2013 THAISARTE

A moda do Kaftan é mundial! Hoje variam dos mais simples, usados no dia-a-dia, aos mais sofisticados conhecidos como takchitas, os de alta costura – alguns podem ser até bordados a ouro. Seja para vestidos clássicos como para saídas de praia, o molde do Kaftan foi adaptado e muitas mulheres de todas as idades, usam-nos hoje em dia como bonitas túnicas, com padrões e cores muito alegres, conjugados com acessórios modernos.

Alguns modelos de Kaftan mais sofisticados no vídeo abaixo:




Nenhum comentário: